ULTIMAS NOTICIAS

Governo do Estado prepara atividades alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco.

Quinta-feira, 26 de maio de 2016.
Imagem ilustrativa

O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado em 31 de maio. Para lembrar a data, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), por meio do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, programou diversas ações para a próxima segunda-feira (30), das 8h as 11h30 e das 14h às 16h30, e terça-feira (31), das 10h às 13h30.

No primeiro dia de atividades, a programação começa na Escola Estadual de Ensino Fundamental Argentina Pereira Gomes, no Centro de João Pessoa, em parceria com alunos do Instituto de Educação de Professores (IEP). Participam na oportunidade 14 turmas da escola (um total de 450 alunos).

“Nossa equipe programou palestras sobre a prevenção, controle, tratamento, fatores ambientais, além de características da legislação do tabagismo. Além disso, propusemos aos alunos que seja feita a apresentação de trabalhos desenvolvidos por eles com o tema”, mencionou a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES-PB, Gerlane Carvalho. A programação conta, ainda, com peças teatrais, fantoche, dança, apresentação áudio-visual, produção textual (redação, cartaz) e história em quadrinhos.

Ainda na segunda-feira, no período da tarde, a programação segue na Escola Municipal Santos Dumont, no Varadouro, em João Pessoa. Além da apresentação geral das informações sobre o tabagismo para aproximadamente 120 estudantes e apresentação de trabalhos deles sobre o tema, terão atividades de robótica, contação de histórias, peça teatral e paródias.

As atividades alusivas ao Dia Mundial sem Tabaco seguem na terça (31), no piso L1 do Shopping Tambiá, em João Pessoa. Entre os serviços que serão disponibilizados para a população, estão os testes de monoximetria (medida da concentração de monóxido de carbono); espirometria (exame do pulmão), Fargerstrom (analisa o grau de dependência à nicotina) e verificação de pressão arterial.

“Já que a expectativa é que um grande número de pessoas passe pelo local, serão passadas, também, orientações sobre os malefícios do tabagismo e indicação dos locais de tratamento no Estado, além de distribuição de material educativo”, disse Gerlane.

Ainda de acordo com Gerlane, o principal objetivo da ação é trabalhar a prevenção, sendo esse considerado um dos passos mais importantes para se evitar a incidência de diversos agravos para saúde pública. “Para isso, se faz necessário sensibilizar a população para uma escolha de hábitos saudáveis de vida, entre eles a redução do tabagismo, contribuindo, assim, para diminuição de riscos de ocorrência de doenças crônicas como o câncer de pulmão”, disse ela.

As atividades serão realizadas em parceria com outros órgãos, a exemplo da Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB); Sociedade Brasileira de Cardiologia – Região Paraíba; Associação Médica da Paraíba (AMPB); Sociedade de Pneumologia da Paraíba; Liga Acadêmica de Pneumologia da Paraíba (LAP-PB); Liga Acadêmica de Emergências Clínicas – LAEC/PB; Secretaria de Saúde Municipal de João Pessoa (SMS-JP); e Planos de Saúde (Geap, Cassi, Afrafep e Unimed) e Shopping Tambiá.

Tratamento
Na Paraíba, existem hoje vários Centros de Referência para Tratamento dos Fumantes, onde se pode buscar apoio para se livrar do vício em nicotina. O serviço é oferecido em Unidades de Saúde da Família; em Centros de Atenção Psicossocial (Caps); Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais); Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Centros de Saúde. Em alguns casos, os pacientes abandonam o cigarro com menos de um mês de acompanhamento.

O tratamento nesses locais é mantido pelo Ministério da Saúde, que repassa medicamentos ao Estado. Este, por sua vez, é responsável pela qualificação das equipes, monitoramento do trabalho nos centros e pelo encaminhamento do material enviado pelo Ministério. Os municípios entram com a administração das unidades de saúde.

Referência
O atendimento aos fumantes em João Pessoa é feito nas seguintes Unidades:

CAIS do Cristo, Mangabeira e Jaguaribe;

Centro de Saúde de Mandacaru;

Centro de Atenção Psicossocial CAPS AD III-David Capistano (Rangel);

Centro de Atenção Psicossocial CAPS AD III (Estadual).

Dados
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta – cerca de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas – seja de fumantes.

De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, a Paraíba possui hoje 456.805 fumantes e, destes, 91.015 estão em João Pessoa. Este ano, 112 pessoas morreram em virtude do câncer de pulmão. Em 2015, foram 418 óbitos pela mesma causa e em 2014 foram 390 mortes.



Secom/PB

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T