ULTIMAS NOTICIAS

Santa Catarina tem a primeira AM migrante operando em FM no Sul do país

Sábado, 23 de julho de 2016
Após várias rádios AM do interior do Ceará iniciarem suas transmissões em FM no processo de migração, o Sul do país tem sua primeira emissora a efetivar a sua adaptação de sua outorga. Trata-se da Rádio Clube AM 690 de Lages (emissora controlada pelo Sistema Catarinense de Comunicação – SCC) que recebeu a autorização para iniciar suas transmissões em 98.3 FM.

No ano em que comemora o centenário de nascimento de seu fundador, Carlos Joffre Amaral, a Rádio Clube de Lages tornou-se a primeira emissora AM do Sul do país a realizar a migração para o FM. Publicada nesta quinta-feira (20) pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações no Diário Oficial da União, a portaria autorizou a emissora a iniciar as operações na nova frequência. Fundada em 25 de agosto de 1947, a Rádio Clube de Lages é uma das pioneiras na comunicação de Santa Catarina e uma das mais populares da Serra Catarinense.

De acordo Roberto Dimas do Amaral, vice-presidente de técnicas e normas da ACAERT e vice-presidente de produto do Grupo SCC, ao qual a Rádio Clube de Lages integra, hoje é um dos dias mais importantes para comunicação brasileira nas últimas décadas. “Conseguimos concretizar um sonho que há anos vínhamos buscando e enfim poderemos levar a programação da Clube com muito mais qualidade de som à população da região serrana”.

Carlos Joffre do Amaral Netto, vice-presidente de mercado do Grupo SCC, reiterou a importância histórica da migração da Rádio Clube de Lages para o FM. “Nessa nova sintonia vamos fortalecer o posicionamento da Clube na região serrana e projetar ainda mais seus diferenciais”. Ele destacou também o papel social desenvolvido pela Clube e sua credibilidade junto aos ouvintes, justificando o slogan da emissora: “Se a Clube não deu é porque não aconteceu”. “Fomos pioneiros da comunicação na Serra catarinense e agora novamente saímos na frente ao ser a primeira emissora realizar a mudança de frequência no estado”.

Para Daniel Slaviero, presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão – ABERT, a migração da Rádio Clube de Lages é fruto de um trabalho incansável da ABERT, bem como de seus diretores e da família Amaral, que hoje é comemorado por todos. Salveiro destaca que “perto de completar 70 anos de história, a Rádio Clube passa a ser a primeira emissora do Sul do país a mudar para a frequência FM e desta forma continuará prestando um excelente e relevante serviço à toda comunidade”. Slaviero também cumprimentou a família Amaral pelo centenário de nascimento de Carlos Joffre, que classificou como “um grande pioneiro da comunicação não apenas em Santa Catarina, mas no país, afinal contribuiu efetivamente para a criação da ABERT”.

Segundo Mário Henrique Candioto, responsável pelos projetos e assuntos regulatórios do Grupo SCC, o processo de migração começou em 2013, com o decreto nº 8.139. Desde então a Rádio Clube de Lages precisou cumprir uma série de exigências técnicas e jurídicas até a outorga e a portaria publicada nesta quarta-feira. Candiotto destacou a agilidade com que a Clube entregou as documentações necessárias, adequando-se às novas especificações exigidas. “Vamos agora avaliar a área de cobertura do estudo teórico com medições em campo. Mas o ouvinte de rádio é muito interativo e reage rapidamente, já recebemos ligações/informações que estamos chegando no FM aonde não chegávamos no AM. Sabemos que essa situação nem sempre vai acontecer, porém, colocando numa balança a migração é positiva”, avaliou.

Jacques Weissenberg comandou o processo de adaptação tecnológica da Rádio Clube de Lages à nova frequência e destaca os investimentos realizados na emissora. “Realizamos a compra de novos equipamentos e estamos construindo um novo e moderno estúdio para a Clube. Dessa forma nossos ouvintes terão acesso a um sinal de excelente qualidade”.

Rádio AM goiana também já recebeu autorização e ocupa frequência FM
Além da Rádio Clube AM de Lages, a Rádio Silvestre AM 1160 de Itaberaí, no interior de Goiás, também recebeu a autorização para migrar para o FM. A emissora já está ocupando a frequência 91.1 FM, sendo também a primeira emissora do Centro-Oeste a efetivar a migração.



LoucosporRádio

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T