Terça-feira, 18 de setembro de 2018
Quando
você quer informações sobre algum tema, você faz uma busca na internet,
correto? Tudo está no Google. O mesmo ocorre com a política. E, para acompanhar
o desempenho dos candidatos nesse universo on line, o PB Agora estreia nesta
segunda-feira (17) a primeira matéria de análise de dados de redes sociais com
foco na disputa pelo Governo da Paraíba.
O gigante digital disponibiliza uma ferramenta para identificar
temas populares na rede, o Google Trends. Foi a partir desse instrumento e da
apuração de dados que um levantamento feito pelo portal PB Agora entre os
dia 15/09 até às 11h do dia 17/09, apontou o candidato do PSB, João
Azevêdo, como o líder no número de buscas na web, nos últimos dias, atingindo
uma marca de 47% em índices de procura de internautas.
Na
vice-liderança, conforme a aferição, aparece o senador e também candidato
ao Governo da Paraíba, Zé Maranhão (MDB), que atinge o percentual de 30% das
buscas.
O candidato
da oposição, Lucélio Cartaxo (PV) é o terceiro colocado no número de buscas na
Web. Ele aparece com 10% das pesquisas de buscas aferidas pelo Google Trends.
DADOS AJUDAM ESTRATÉGIAS
Para a
maioria dos marqueteiros, as redes sociais são o grande diferencial da campanha
eleitoral deste ano. Embora, na prática, ninguém saiba ao certo o peso que o
mundo virtual terá nas urnas, nenhum candidato quer ficar para trás na
internet.
É no mundo
on-line a melhor forma de os políticos alcançarem seu público e interagirem com
os eleitores.
Quando a
curiosidade do eleitor é aguçada por uma matéria, propaganda ou evento, é
natural que ocorra um aumento no volume de buscas no Google por um candidato.
Quanto maior
a visibilidade, maior o potencial eleitoral. E maior o volume de buscas online
sobre o político.
Segundo
especialistas, 97% das buscas brasileiras são feitas através do Google. O
gigante digital disponibiliza uma ferramenta para identificar temas populares
na rede, o Google Trends.
Uma das
excelentes funcionalidades é justamente essa comparação de volume de buscas por
um político. Assim é possível comparar o desempenho do candidato com os seus
adversários.
AFERIÇÃO DE POPULARIDADE X PESQUISA ELEITORAL
É importante
deixar claro que esse levantamento não se trata de uma pesquisa eleitoral ou
uma enquete.
Segundo
explica a própria ferramenta, ‘Google Trends’, os números representam o
interesse de pesquisa relativo ao ponto mais alto no gráfico de uma determinada
região em um dado período. Um valor de 100 representa o pico de popularidade de
um termo. Um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade. Uma
pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo.
Ainda segundo
a ferramenta, Google Trends, a expressão: "pesquisa para governador da
paraíba" também registrou um aumento repentino no mesmo período da
aferição da popularidade de cada candidato.
Veja o gráfico com os três primeiros colocados nas
últimas pesquisas:
Veja o gráfico com todos os
candidatos a governo do estado da Paraíba:
Fonte: PBAgora