ULTIMAS NOTICIAS

Mari registra um caso suspeito de Varíola dos Macacos, secretária de saúde faz alerta e orienta a população

Sexta-feira, 02 de setembro-09 de 2022
Matéria de Acyr Lessa com Assessoria de Comunicação – Secretaria Municipal de Saúde
Emanuelle Chaves
Nesta quarta (31), em participação no programa Liberdade de Expressão na Rádio Araçá, a secretária de saúde Emanuelle Chaves alertou e orientou a população de Mari quanto aos cuidados, sintomas e prevenção a Monkeypox (Varíola dos Macacos). Em cumprimento a portaria GM/MS nº 3328, a secretaria de saúde notificou o Ministério da Saúde a suspeita de um caso no município de Mari.

Emanuelle Chaves ressaltou que a notícia não deve ser motivo para pânico, trata-se de uma suspeita que aguarda o resultado do exame. O paciente é do sexo masculino. 45 anos, já passou por atendimento médico, recebeu todas as orientações e está em isolamento domiciliar junto com sua família.

Na noite de segunda-feira (29), a Secretaria de Saúde do Estado informou que a Paraíba chegou a sete casos confirmados de Monkeypox, doença conhecida como Varíola dos Macacos. No total já foram 116 notificações. Desse total, 62 suspeitas foram descartadas e 47 segue em investigação.

A Varíola dos Macacos é uma doença viral transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada. Os sintomas iniciais costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), usar máscara, manter o distanciamento e higienizar as mãos, são formas de evitar o contágio pela doença.
A doença causa erupções na pele, que geralmente começam dentro de um a três dias após o início da febre, podendo aparecer também, antes da febre. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas, que secam e caem.
O número de lesões em uma pessoa pode variar de algumas a milhares de lesões. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, olhos e órgãos genitais.



Por: Acyr Lessa com Assessoria de Comunicação – Secretaria Municipal de Saúde

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T