Sexta-feira, 19 de julho-(07) de 2024
O site crowdsourced
Downdetector mostrou interrupções em vários bancos e empresas de
telecomunicações.
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(foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil) |
As
principais companhias aéreas dos EUA ordenaram escalas em terra na sexta-feira
(19), alegando problemas de comunicação, enquanto outras operadoras, empresas
de mídia, bancos e empresas de telecomunicações em todo o mundo também
relataram que falhas no sistema estavam interrompendo suas operações.
American
Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam voos
menos de uma hora depois que a Microsoft disse que resolveu a interrupção dos
serviços em nuvem que afetou várias operadoras de baixo custo.
Não
ficou imediatamente claro se o pedido para impedir a decolagem dos voos estava
relacionado a uma interrupção anterior da nuvem da Microsoft.
Na
Austrália, a mídia, os bancos e as empresas de telecomunicações sofreram
interrupções, que, segundo o governo, parecem estar ligadas a um problema na
empresa global de segurança cibernética Crowdstrike.
O
site crowdsourced Downdetector mostrou interrupções em vários bancos e empresas
de telecomunicações.
A
Crowdstrike publicou uma mensagem telefônica gravada nesta sexta-feira (19),
quando a Reuters contatou seu suporte técnico dizendo estar ciente de relatos
de falhas no sistema operacional Windows da Microsoft relacionadas ao seu
sensor Falcon, sem mencionar a Austrália.
Não havia
informações que sugerissem que a interrupção fosse um incidente de segurança
cibernética, disse o escritório da Coordenadora Nacional de Segurança
Cibernética da Austrália, Michelle McGuinness, em um post no X.
As
interrupções repercutiram por toda parte, com a Espanha relatando um “incidente
informático” em todos os seus aeroportos, enquanto a Ryanair, a maior companhia
aérea da Europa em número de passageiros, alertou os passageiros sobre
possíveis interrupções que, segundo ela, afetariam “todas as companhias aéreas
que operam na rede” sem especificar a natureza das interrupções.
O provedor
de serviços de nuvem AWS disse em um comunicado que estava “investigando
relatórios de problemas de conectividade para instâncias Windows EC2 e espaços
de trabalho na AWS”.
Não ficou imediatamente
claro se todas as interrupções relatadas estavam relacionadas a problemas do
Crowdstrike ou se havia outros problemas em jogo.
Por:
CNN Brasil