Segunda-feira, 12 de maio-(05) de 2025
Serviço para solicitar ressarcimento
estará disponível no Meu INSS a partir de quarta-feira, dia 14 de maio
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Aplicativo Meu INSS (Foto: Portal Correio) |
Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro
Social) que tiveram descontos de associações e sindicatos
sem autorização vão começar a ser notificados a partir desta terça-feira (13),
por meio do site ou aplicativo Meu INSS.
Após a
notificação, a partir de quarta (14), os segurados deverão informar se de fato
as operações não foram autorizadas para, então, solicitar o ressarcimento,
também por meio do Meu INSS.
Assim que o
beneficiário acessar o site ou aplicativo, será possível visualizar as
notificações, automaticamente, pelo celular.
São 9 milhões de
beneficiários nesta situação. Outros 27 milhões de segurados que nunca sofreram
desconto associativo em seus benefícios foram notificados de que não estavam
neste grupo na última semana.
Devolução
O INSS vai
devolver R$ 292,7 milhões em recursos referentes aos descontos
na folha de pagamento entre os dias 26 de maio e 6 de
junho. Os valores que serão devolvidos agora são referentes às mensalidades
de abril.
Por uma questão
operacional, esse valor já havia sido descontado do pagamento de aposentados e
pensionistas, mas foi bloqueado antes de ser repassado para as associações e
sindicatos.
A operação que
revelou as fraudes no INSS ocorreu no dia 23 de abril, quando a folha de
pagamento já havia sido fechada.
Investigações
As investigações
identificaram a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de
mensalidades de associações aplicados sobre benefícios previdenciários,
principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo INSS.
Um suposto “esquema
nacional de descontos de mensalidades associativas não autorizadas”
teria descontado cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Esses descontos
estão, agora, sob análise dos investigadores.
Como pedir o
ressarcimento
-Caso
receba a notificação de que teve, de fato, desconto indevido em seu
contracheque, basta requerer o ressarcimento diretamente pelo Meu INSS —
ou telefone 135 — a partir da quarta-feira (14).
-Não
será necessário enviar documentos, nem preencher dados adicionais.
-Bastará
registrar que não reconhece o desconto apontado.
-O
sistema gerará automaticamente uma cobrança para a entidade mencionada,
que terá 15 dias úteis para a comprovação da regularidade ou providências
para o ressarcimento ao INSS.
-O
INSS repassará o valor ao beneficiário diretamente na sua conta bancária
de recebimento.
Cuidado com
golpes
O INSS alerta que
o contato com os beneficiários será feito exclusivamente via notificação por
meio do Meu INSS.
“Portanto, não
haverá contato por telefone ou envio de mensagem SMS para celular”, adverte o
instituto.
Em caso de
dúvidas, os segurados podem ligar na central de teleatendimento 135, que
funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. “A central telefônica 135 está
sendo reforçada para suportar provável aumento da demanda de atendimentos”,
acrescenta em nota.
Calendário do
reembolso
-08/05 – INSS
começou a informar, por meio do Meu INSS, 27 milhões de segurados que não têm
desconto.
-13/05 –
Aposentados e pensionistas que tiveram desconto indevido começam a ser
notificados pelo Meu INSS.
-14/05 – Começa o
serviço de para pedir reembolso de descontos indevidos pelos canais de
atendimento do INSS.
Como
identificar o desconto irregular
-Acessar,
com login e senha, o Meu INSS (site ou
aplicativo)
-Clicar
em “Consultar Benefício”
-Em
seguida, em “Extrato de Pagamento”
-Clique
no mês que aparece (por padrão, aparecem somente as duas últimas
competências, mas é possível visualizar as anteriores também).
-Na
tabela que aparece, irá constar o possível valor do desconto, se houver.
Por: Ana
Vinhas, do R7