Quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019
A quantidade de equipamentos eletrônicos de velocidade
instalados nas rodovias federais da Paraíba passará de 71 para 186 aparelhos,
entre radares fixos e barreiras eletrônicas, o que representa um aumento de
162%. A ampliação dos novos pontos monitorados surgiu a partir de estudos do
órgão que detectaram a necessidade de instalação dos limitadores de velocidade
nas estradas principalmente para evitar acidentes. As informações foram
confirmadas ontem pelo Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Superintendência Regional na
Paraíba. Na região do Sertão, de acordo com o Dnit, alguns radares antigos,
pertencentes a uma empresa que mantinha contrato com o órgão, foram retirados
logo após o encerramento do prazo do contrato, no dia 14 de janeiro. Conforme o
Dnit na Paraíba, o contrato, Consórcio Data Traffic-Velsis, celebrado com a
empresa Data Traffic S/A, que tinha um total de 71 equipamentos eletrônicos de
velocidade instalados (32 radares fixos e 39 barreiras eletrônicas), estava em seu
terceiro contrato emergencial que expirou. Os equipamentos pertenciam a empresa
contratada, e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes apenas
pagava pela operação.
Com
o término do contrato, a empresa recolheu os equipamentos atendendo a exigência
contratual. Para que as estradas não ficassem sem monitoramento, um novo
contrato está em vigor. Desta vez com a Fiscal Tecnologia e Automação LTDA
(Fiscaltech), que tem a previsão de instalação de 186 equipamentos, sendo 71
substituições dos antigos e 115 novos pontos, assim como todas as sinalizações.
De acordo com o Dnit na Paraíba, já há 33 equipamentos em instalação nos
municípios de Sousa, Cajazeiras, Uiraúna, Juazeirinho e Pombal.
Na
semana passada, três lombadas eletrônicas foram instaladas no município de
Condado, também no Sertão. Na opinião do educador físico Glauco Lacerda, que
mora no município, a medida trouxe mais segurança a pedestres e condutores,
principalmente no trecho próximo a entrada da cidade. “O trecho próximo ao açude
é perigoso e nas proximidades têm casas bem próximas à pista. Na minha opinião,
essas lombadas podem diminuir o número de acidentes”, comentou.
Fonte: PBAgora