Sábado, 16 de novembro de 2019
A medida faz parte do
projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a criação do
cadastro nacional de usuários dos serviços de telefonia celular pré-paga.
Os usuários de pacotes pré-pagos serão acionados pelas operadoras por canais como mensagem de texto, ligações ou pop ups em sites. (Foto: Reprodução)
Titulares de linha
telefônica pré-paga da Paraíba e mais 16 estados têm até a próxima
segunda-feira (18) para recadastrar e atualizar seus dados, sob risco de
ficarem com o serviço bloqueado. A medida faz parte do projeto da Agência
Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a criação do cadastro nacional de
usuários dos serviços de telefonia celular pré-paga.
A exigência vale para os moradores dos estados
de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio
Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul,
Roraima, Sergipe e São Paulo. Os demais estados e o Distrito Federal já
concluíram essa etapa de recadastramento.
Esta é última fase da campanha de comunicação
aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas prestadoras
Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago.
Segundo a agência reguladora, o objetivo da
iniciativa é assegurar uma base cadastral correta e atualizada, para evitar a
ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e,
dessa forma, ampliar a segurança dos consumidores.
Recadastramento
Os usuários de pacotes pré-pagos serão acionados
pelas operadoras por canais como mensagem de texto, ligações ou pop ups em
sites. O procedimento é aplicado apenas aos usuários com pendências cadastrais.
As operadoras também disponibilizaram canais de atendimento para fornecer mais
informações sobre o recadastramento, como páginas específicas nos sites e
números.
Pessoas que tiverem a linha pré-paga bloqueada
poderão atualizar os dados cadastrais junto à sua prestadora por meio dos
canais de atendimento disponíveis, como call center e espaço reservado ao
consumidor na internet. Nesse contato, devem ser informados o nome completo e o
endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é necessário informar o
número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas
informações adicionais de validação do cadastro.
Para evitar fraudes, os usuários podem
confirmar se o SMS de solicitação de recadastramento recebido foi, de fato,
encaminhado pela prestadora contratada.
Por: ClickPB com Agência Brasil