ULTIMAS NOTICIAS

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Agrário do Município de Mari, através do Grupo Estratégico do Arranjo Produtivo Local da Mandiocultura do Estado da Paraíba – APL-M PB, realiza vídeo conferência sobre a cultura da Mandioca

Segunda-feira, 26 de abril de 2021
Matéria da Assessoria
A vídeo conferencia ocorreu no 15 de abril (quinta-feira), com início às 09:05. Foi usada a plataforma do Google Meet e contou com a participação de várias representações institucionais, a saber: Universidade Federal da Paraíba (campus de João Pessoa/IDEP, de Areia/CCA e de Bananeiras/CCHSA), Instituto Federal da Paraíba/IFPB-Princesa Isabel, EMBRAPA – Cruz da Almas /Bahia Secretária Estadual da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, EMPAER, SENAR, SEBRAE, Banco do Nordeste e diversas prefeituras, tais como: Santa Rita, Mamanguape, Jacaraú, Rio Tinto, Lucena, Araçagi, Conde, Itabaiana, Solânea, Bananeiras, Araruna, Mataraca, Pilar, Areia, Princesa Isabel, Cuité e de Professores do CCA (Areia) e do CCHSA (Bananeiras).

A vídeo conferencia foi coordenada pelo secretário do desenvolvimento, Severino Ramos, do município de Mari e contou com a seguinte pauta: apresentação e situação atual do APL-M PB, contribuição de cada instituição presente ao APL-M PB, sugestões e encaminhamentos.

Logo após a apresentação e nivelamento do APL-M PB, foi aberta à participação das representações institucionais, as quais fizeram referências e considerações sobre o APL-M PB e apresentavam compromisso para o fortalecimento do mesmo. Iniciando as falas o Dr. Aldo Vilar, da EMBRAPA, fez uma abordagem sobre a importância do Arranjo produtivo da mandioca e colocou a instituição a disposição do APL-M PB, inclusive, propôs a elaboração de um projeto financeiro para custear as ações do Plano de Ação do mesmo. Em seguida, o superintendente do SENAR, o Dr. Sérgio Martins usou da palavra e abordou a importância do apoio a cultura da mandioca para o Estado da Paraíba, inclusive, falou sobre a Assistência Técnica e Gerencial destinada aos produtores de mandioca que o SENAR implantou em seis município da região da Zona da Mata. Enquanto o magnífico reitor da UFPB, o professor Dr. Valei Gouveia, fez referências a importância do APL-M, colocando os centros da universidade e o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba-IDEP a disposição das ações ligadas ao arranjo produtivo.

Outras autoridades também usaram da palavra, dentre elas: Jacy Viana, gerente do SEBRAE Guarabira, Prefeitos de Itabaiana, Santa Rita, vice prefeito de Araruna e secretários de Agriculturas de vários municípios.

O prefeito do município de Mari, o Sr. Antônio Gomes, “anfitrião do evento”, falou sobre a importância de se trabalhar o fortalecimento do arranjo produtivo local da mandiocultura, tanto para a segurança alimentar das pessoas mais vulneráveis quanto para a produção de ração destinadas aos animais.

Por último, usou da palavra o secretário de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, o Sr. Jonildo Cavalcanti, o qual, partir da propositura do coordenador do vídeo conferencia, o sr. Severino Ramos, assumiu o compromisso em convocar uma reunião entre os órgãos do governo do estado que tenham alguma relação com a questão produtiva no Estado.

A articulação institucional e a parceria são ferramentas indispensáveis para alancar o desenvolvimento sustentável.

Registro de participação na vídeo conferência



Para ver a lista dos participantes no link:
https://mari.pb.gov.br/a-secretaria-do-desenvovolmento-economico-e-agrario-do-municipio-de-mari-atraves-do-grupo-estratagico-do-arranjo-produtivo-local-da-mandiocultura-do-estado-da-paraiba-apl-m-pb-realiza-vide/



Por: Assessoria

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T