ULTIMAS NOTICIAS

Prefeito eleito de Alagoa Grande concede entrevista exclusiva ao FAROL, avalia campanha e fala sobre seus projetos para administrar a cidade

Quinta-feira, 01 de dezembro de 2016
O prefeito de Alagoa Grande, no agreste paraibano, Antonio da Silva Sobrinho (PSD), concedeu entrevista a Revista e Portal O FAROL no último dia 29 de novembro. Dr. Sobrinho, como é mais conhecido, obteve 46,67%, 7.474 votos, sendo candidato independente, pois não foi apoiado nem pelos Carneiros(deputado), nem pelos Régis (prefeito atual). “Não devo a político nenhum, mas ao povo de minha terra”, disse Dr.
Sobrinho durante a entrevista. Leia na íntegra a entrevista do prefeito eleito de Alagoa Grande.

RF – Faça uma avaliação da campanha em Alagoa Grande

Dr. SOBRINHO- Nessa eleição observamos um fato diferente na política de Alagoa Grande. Concorremos por quatro vezes à prefeitura e na quinta vez conseguimos lograr êxito e vencemos as eleições contra tudo e contra todos, somente com o apoio do povo. Uma eleição difícil porque nós tínhamos de um lado um deputado estadual apoiado por Ricardo Coutinho, que apoiava um candidato e do outro lado tínhamos o prefeito que apoiava o seu vice-prefeito Beto do Sindicato do PT. Esse ano foi o ano da mudança, não só o povo de Alagoa Grande, mas do Brasil inteiro clamava por vencer os grupos políticos que dominavam as cidades, a exemplo de nossa terra que há 42 anos era mandada por Carneiros e Régis. Fui vice-prefeito dos dois lados, entendo que fizeram muito por nossa cidade, mas não geraram emprego e renda para nosso povo e eu briguei por esse aspecto. Minha campanha foi realizada pregando a geração de emprego e renda e afirmando que a prefeitura não pode dar emprego, mas que iríamos trabalhar para trazermos fábricas e criarmos uma cooperativa e com isso gerar emprego na iniciativa privada. Os municípios estão com muita carência financeira. 77% dos municípios do Brasil estão quebrados financeiramente porque os gestores não têm recursos suficientes para administrar. Foi uma campanha curta. Os grupos políticos de Alagoa Grande lutaram para me derrubar, mas fomos com o apoio de Deus e do povo.

RF – O senhor falou que o forte de seu governo será a geração de emprego e renda. Como conseguirá fazer isso diante de uma cidade de muitos pobres e sem apoio do governo do estado?

SOBRINHO – Não importa o apoio do governo estadual, embora seja benéfico se ele chegar. Todos os gestores têm que ser criativos. Primeiro criarei uma cooperativa polivalente que vai atuar em diversos seguimentos do setor produtivo. Vamos dar um exemplo: vamos trabalhar no pólo atacadista de calçados, de produção rural…vamos preparar a mão-de-obra para vender a essa cooperativa, a exemplo da construção civil, preparando pedreiros, eletricistas… vamos reativar o distrito mecânico, que foi gerado mas não teve funcionalidade. Só nesse distrito industrial vamos gerar 500 empregos diretos. Vamos transformar Alagoa Grande num pólo produtivo, pois temos mão-de-obra abundante e barata. Através das minhas amizades buscarei trazer pequenas indústrias, para isso daremos incentivos fiscais. Sei que não fácil, mas aquele que tem coragem não pode perder, só tem a ganhar. Irei transformar a prefeitura em uma empresa, se não for assim não funciona. Nós temos a lei de responsabilidade fiscal que diz que não podemos gastar mais de 54% do que arrecadamos com pessoal. Temos um aumento de despesas, porque todo ano aumenta o salário mínimo, mas não de receita, porque cai ano a ano. Só tem uma saída para os gestores, exigir e cobrar os impostos que não são cobrados como deveria para aumentar a receita.

RF- O senhor foi à Brasília recentemente participar de um evento de prefeitos, o que conseguiu para seu município?

SOBRINHO – Fomos à Brasília a convite Confederação Nacional dos Municípios com as despesas todas pagas por eles. Mas não fomos apenas assistir as palestras, pois o que ouvíamos lá eram negatividades. Preferi sair ao lado do meu deputado federal Rômulo Gouveia. Fomos a três ministérios e conseguimos conversar com os ministros e conseguimos boas promessas para Alagoa Grande. Já no final visitamos o gabinete do senador Raimundo Lira que se prontificou a nos ajudar com diversas emendas parlamentares.

RF – O senhor conseguiu eleger a maioria dos vereadores e agora está com a minoria, inclusive um dos vereadores que rompeu é irmão do seu vice-prefeito. Aproximamos-nos da eleição da mesa da Câmara Municipal…

SOBRINHO – Eu não me preocupo com isso, pois entendo que é um assunto que diz respeito aos vereadores, mas nossa política vai ser aberta. Meu trabalho vai ser em função dos meus munícipes, irei me preocupar com a moralidade administrativa, de modo que por um acaso encaminharmos um projeto para o legislativo e os vereadores, por motivos fúteis quiserem impedir os projetos em favor do povo, pode ficar certo que irei a praça pública, a rádio, colocarei carro de som e mostrarei ao povo quem são os vereadores que elegeram. É evidente que seria melhor se fizéssemos a presidência da Câmara Municipal. Mas a eleição da mesa da Câmara Municipal ainda não é fato consumado, tudo pode acontecer até janeiro. O vereador tem que ter responsabilidade, se ele for apenas fazer politicalha, se arriscará em perder as eleições. Meu governo vai ser transparente, nada farei escondido do povo.

RF – O senhor já tem os nomes do seu secretariado, pode anunciar?

DR SOBRINHO – Não. Nosso secretariado está sendo formando com muito cuidado e como nosso governo será transparente, preciso ter cuidado nessa escolha. Estou selecionando com muito critério. Só anunciarei o meu secretariado no último dia do ano. Divulgaram uma lista com os nomes que não é real, criando uma certa expectativa. Pedi para o rapaz não publicar, mas ele achou por bem publicar, o que criou prejuízo para alguns. Teve um caso que eu pensava de convocá-lo para ser secretário meu, mas depois dessa publicação ele não será mais. Não tenho satisfação a dar a nenhum político, somente ao povo. Minha equipe é minha equipe e aquele que não seguir as normas será demitido no dia seguinte.

RF – Como está sendo o processo de transição?SOBRINHO – Está sendo pacífico, graças à cooperação do prefeito Bôda, que abriu as portas da prefeitura em todas as secretarias. Estamos verificando tudo. A intenção do prefeito atual é deixar a gestão sem muitas dívidas. Estamos vendo um ambiente tranqüilo na prefeitura, inclusive alguns secretários atuais serão aproveitados por mim, pela capacidade que têm. Eu mesmo estou acompanhando a transição, visitando todas as secretarias ao lado da equipe de transição.

RF – O senhor irá fazer nas áreas de educação, saúde, lazer…

SOBRINHO – Fizemos um plano de governo que foi bastante divulgado. Vamos fazer nosso governo em função desse plano. A saúde aqui está caótica de verdade. O hospital está fechado há seis anos. As crianças não nascem mais em Alagoa Grande. Meu compromisso de campanha foi reabrir esse hospital. Existe um convênio com o governo do estado, que estamos tentando reabilitar, mas com ou sem os recursos do estado, iremos reabrir o hospital municipal. A nossa preocupação maior será com emprego, saúde, segurança, educação e agricultura. Vamos resolver também a questão da água da zona rural, inclusive conseguimos uma emenda parlamentar para comprarmos uma perfuratriz para abrir poços artesianos. Vamos também mudar o trânsito de Alagoa Grande, com uma fiscalização, cumprindo a lei. Já concluímos um plano de mobilidade urbana. Vamos municipalizar o trânsito. Na verdade minha gestão vai ser um pouco dura, drástica. Geralmente o político pensa em se reeleger, mas eu estou preocupado em mudar os destinos de minha terra. Sonhei 34 anos em ser prefeito de minha terra, para mostrar que Alagoa Grande tem solução. Vamos fazer uma cidade diferente. Quero agradecer a revista e portal O FAROL e dizer que nossa intenção é a melhor possível, se Deus nos ajudar e o povo entender certamente faremos uma administração diferente, voltada para os mais carentes, transformando Alagoa Grande em uma cidade produtiva. Nosso lema de campanha, que vai continuar, é mudança e trabalho.

Amigos presentes da entrevista:








Portal O Farol

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T