Quarta-feira, 05 de julho de 2017
Teste rápido para detectar
HIV passa a estar disponível em farmácias (Foto: Divulgação/ Orange Life)
Vendas começam
no estado do RJ esta semana. A partir da semana que vem, teste estará disponível em farmácias de SP e ES. Produto chegará a todo o país até o fim de
julho.
O primeiro teste de farmácia para detectar HIV registrado
no Brasil - chamado Action - passa a estar disponível em drogarias do país a
partir desta segunda-feira (3). O produto da empresa Orange Life chegará a São
Paulo e Espírito Santo a partir da semana que vem. Até o fim do mês, a previsão
da farmacêutica é que o teste possa ser comprado em todo o país. O preço deve
variar de R$60 a R$70.
O exame, aprovado pela Agência Nacional de
Vigilância Sanitária (Anvisa) em maio, detecta a presença dos anticorpos contra
o vírus HIV a partir da coleta de gotas de sangue. O teste Action traz o
dispositivo de teste, um líquido reagente, uma lanceta para furar o dedo, um
sachê de álcool e um capilar (tubinho para coletar o sangue) e o resultado
demora de 15 a 20 minutos para sair.
A fábrica da Orange Life, que fica no
estado do Rio de Janeiro, tem capacidade para fabricar 100 mil testes por mês.
Atualmente, a produção é de 40 mil doses por mês e 10 mil unidades estão sendo
distribuídas só no estado do Rio de Janeiro.
Efetividade
Segundo a
Anivsa, o teste demonstrou sensibilidade e efetividade de 99,9%. No entanto, só
pode indicar a presença do HIV após 30 dias do contato com o vírus por meio de
uma relação sexual ou compartilhamento de agulha, por exemplo.
Se o resultado der positivo, recomenda-se confirmá-lo com
um teste de laboratório. Em caso de resultado negativo, o teste deve ser
repetido após 30 dias e outra vez depois de mais 30 dias até completar 120 dias
após a primeira exposição.
Até o momento, testes de HIV eram feitos
somente com intermédio de profissionais de saúde em laboratórios, centros de
referência e unidades de testagem móvel.
A Anvisa definiui as regras para a venda de
testes rápidos de HIV em novembro de 2015.
Por G1