ULTIMAS NOTICIAS

Casos de sarampo tiveram aumento de 34 vezes em 2025, aponta levantamento

Sexta-feira, 12 de setembro-(09) de 2025
Matéria da Agência Brasil
(Foto: Divulgação / Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo)
Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta em agosto após identificar um aumento de 34 vezes nos casos de sarampo em relação a 2024. Ao todo, dez países das Américas já registraram mais de 10 mil confirmações e 18 mortes pela doença.

Os óbitos se concentraram no México (14), Estados Unidos (3) e Canadá (1). No Brasil, até o fim de agosto, foram confirmados 24 casos, sendo 19 no Tocantins. Apesar de estar entre os países com menor número de registros, o Brasil segue em estado de atenção devido à alta transmissibilidade do vírus.

Cobertura vacinal ainda é desafio
Segundo a Opas, a maioria dos casos ocorreu entre pessoas não vacinadas ou com situação vacinal desconhecida. Para a infectologista Marilda Siqueira, da Fiocruz, o cenário exige ação imediata:

    “O sarampo é altamente transmissível. Precisamos atingir 95% de cobertura vacinal para reduzir a circulação do vírus e criar proteção coletiva”, destacou.

Atualmente, as Américas não atingem a meta mínima. Em 2024, apenas 89% receberam a primeira dose da vacina tríplice viral, enquanto 79% completaram a segunda dose.

Situação no Brasil
No Brasil, a cobertura vacinal apresenta resultados mais positivos. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de municípios que alcançaram a meta de 95% na segunda dose contra sarampo, caxumba e rubéola saltou de 855 em 2022 para 2.408 em 2024.

Em 2025, diante da pressão do avanço da doença em países vizinhos, o Brasil reforçou as campanhas de imunização, com ações em áreas de fronteira e em todo o território nacional. No Sul, a Comissão Binacional de Saúde com o Uruguai mobilizou moradores de Sant’Ana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai).

Além disso, o governo promoveu dias D de vacinação. Em julho, a mobilização ocorreu em cidades de fronteira do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, com cerca de 3 mil doses aplicadas. Em agosto, todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul participaram da campanha.

Doença altamente contagiosa
sarampo é transmitido pelo ar por meio de secreções de indivíduos infectados. Os sintomas principais incluem febre alta, erupção cutânea, congestão nasal e irritação ocular. Em casos graves, pode causar pneumonia, encefalite, diarreia intensa e até cegueira, sobretudo em crianças desnutridas e pessoas imunocomprometidas.

Segundo Marilda Siqueira, o sucesso das estratégias depende da adesão da população:

    “Nenhuma ação terá efeito sem que as pessoas mantenham a vacinação em dia e procurem atendimento médico ao apresentar febre com manchas vermelhas no corpo.”

Resumo da notícia
        Opas alerta para aumento de 34 vezes nos casos de sarampo nas Américas em 2025.
        Dez países registraram mais de 10 mil casos e 18 mortes.
        Brasil soma 24 registros, 19 no Tocantins.
        Doença é altamente transmissível e exige 95% de cobertura vacinal.
        Vacinação no Brasil cresce: 2.408 municípios atingiram meta de 95% em 2024.
        Governo reforça campanhas, incluindo dias D de imunização em áreas de fronteira.



Por: Agência Brasil

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T