ULTIMAS NOTICIAS

Irã e EUA devem assinar acordo de paz nas próximas 24 horas, diz Paquistão

Sábado, 13 de junho-(06) de 2026
Matéria da BAND.COM
Irã e Estados Unidos - (Foto: Reprodução / Pinterest)
O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, afirmou neste sábado (13) que o acordo de paz entre os Estados Unidos e o Irã está próximo e que deve ser finalizado nas próximas 24 horas.

Segundo Sharif, o Paquistão está se preparando para a assinatura eletrônica do acordo de paz, seguida por conversas em “nível técnico nas próximas semanas”.

    “Estamos mais próximos de um acordo de paz do que nunca antes. Com a finalização provavelmente esperada nas próximas 24 horas, o Paquistão está se preparando para a assinatura eletrônica do acordo de paz imediatamente depois, seguida por conversas em nível técnico na próxima semana”, escreveu Sharif.

Na publicação, o primeiro-ministro do Paquistão agradeceu os Estados Unidos e o Irã por “seu compromisso contínuo durante as negociações” e estendeu o agradecimento aos países da região pelo apoio.“Estamos confiantes de que este histórico acordo de paz formará uma base sólida para uma paz duradoura”, finalizou Shehbaz Sharif.

Texto final do acordo foi alcançado
Nesta sexta-feira (12), Shehbaz Sharif anuncuou que o texto final do acordo de paz entre os países havia sido alcançado.

    “Deixando de lado o ruído, podemos confirmar que um texto final, acordado, do acordo de paz foi alcançado e o Paquistão agora está trabalhando de perto com ambos os lados para finalizar os próximos passos. A paz nunca esteve tão próxima como está agora”, disse.

Também na sexta-feira, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, afirmou, também em publicação na plataforma X, que o memorando de entendimento de Islamabad “nunca esteve tão próximo”.

    “Enquanto aguarda sua finalização, a mídia deve abster-se de entrar em especulações sobre seu conteúdo. De acordo com nossa abordagem responsável e transparente, todos os detalhes serão compartilhados com o público no momento apropriado”, declarou Araghchi.

Nesta quinta-feira (11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o cancelamento de ataques que estavam previstos contra o Irã após conversas de “alto nível” com Teerã.

    “Considerando que as discussões com a República Islâmica do Irã foram levadas ao mais alto nível da liderança iraniana e aprovadas, eu, como Presidente dos Estados Unidos da América, cancelei os ataques e bombardeios programados contra o Irã para esta noite”, escreveu Donald Trump na plataforma Truth Social.

Segundo o republicano, as discussões e os “pontos finais” para um acordo, tanto em conceito quanto em detalhes, foram aprovados por todas as partes envolvidas, incluindo os Estados Unidos, Israel, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Turquia, Paquistão, Bahrein, Kuwait, Jordânia, Egito e outros.

    “O bloqueio naval permanecerá em pleno vigor até que esta transação seja finalizada — a data e o local da assinatura serão anunciados em breve”, afirmou o presidente dos Estados Unidos.



Por: BAND.COM

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T