ULTIMAS NOTICIAS

#Verificamos: Não é de Lula adega mostrada em vídeo que circula nas redes sociais

Quinta-feira, 28 de março de 2019
Circula nas redes sociais vídeo mostrando uma adega que pertenceria ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Querem conhecer uma das adegas de Lula, o presidente quase analfabeto dos pobres? Lula, que tirou milhões da pobreza?”

Legenda de vídeo publicado no Facebook (aqui e aqui) que, até as 20h do dia 25 de março, já tinha sido compartilhado 1,7 mil vezes

FALSO
É falso que a adega mostrada no vídeo analisado pela Lupa pertença ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na verdade, ela faz parte do restaurante Durski, em Curitiba, de propriedade do chef e empresário Junior Durski – um dos sócios da rede de hamburguerias Madero. Fotos da adega publicadas em reportagens (ver aquiaqui e aqui) mostram cenário idêntico ao do vídeo. Além disso, alguns dos vinhos raros citados nas imagens também estão na lista de bebidas no site do restaurante.

O vídeo foi feito por um visitante da adega e não menciona nem o nome de Lula, nem o de Durski. É afirmado, entretanto, que se trata de uma das melhores adegas do Brasil e que fica em Curitiba. Vale lembrar que o ex-presidente não tem propriedades na capital paranaense e nunca morou na cidade – embora esteja, atualmente, preso lá.

Esta informação também foi verificada pelo site Boatos.org.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.





Fonte: Yahoo

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T