ULTIMAS NOTICIAS

Garganta arranhando: sintoma pode indicar quais doenças?

Quinta-feira, 27 de janeiro de 2022
Com ajuda do otorrinolaringologista Islan Nascimento, o Jornal da Paraíba listou algumas razões para incômodos na garganta.
Com o aumento dos casos de Covid-19 e de influenza, é comum estar atento aos sintomas que acometem as vias aéreas, que costumam atestar incômodos para síndromes gripais. Apesar do momento crítico, um desconforto na região da garganta –  a famosa garganta arranhando -, quando isolado, pode ser indicativo de outras questões para além da pandemia.

Na medicina, a especialidade responsável pela lida de problemas relacionados à garganta é a otorrinolaringologia. A vertente está destinada a analisar tanto as vias aéreas superiores, composta por cavidades nasais, faringe e laringe. Bem como das vias inferiores, com traquéias, brônquios, bronquíolos e alvéolos, estruturas funcionais do pulmão.

Com ajuda do otorrinolaringologista Islan Nascimento, o Jornal da Paraíba vai listar algumas razões para incômodos na garganta:

1-Inflamações
Segundo o médico, a sensação de ter a garganta arranhando sugere, na maioria das vezes, alguma inflamação. Faringites alérgicas, virais ou bacterianas podem causar o desconforto. Pode também corresponder a um estágio anterior a uma dor de garganta mais intensa, é importante monitorar o possível aumento do incômodo.

Entre as inflamações mais comuns estão a amidalite e a mononucleose. As causas da faringite podem se dividir em dois grupos:

--Causas infecciosas – distinguindo-se neste caso a faringite viral (provocadas por vírus), a faringite bacteriana (provocada por bactérias), a faringite fúngica (causada por fungos – caso da candidíase orofaríngea) menos frequente.

--Causas não infecciosas – caso das alergias respiratórias (alergia aos ácaros, alergia aos pólens, alergia aos fungos).

2-Covid-19 e síndromes gripais
Questionado se o sintoma isolado pode ser um alerta de uma infecção pelo coronavírus, o médico afirma que é um sinal de alerta se aparecer isoladamente. A contaminação com o vírus da Covid pode ser desde assintomática até quadros mais intensos de uma síndrome gripal: febre, dores de garganta, tosse, coriza, obstrução nasal, cefaleia, entre outros. Apenas a garganta arranhando não dá o diagnóstico de Covid ou de influenza, apenas o exame laboratorial pode dar a certeza. Porém, deve-se suspeitar.

3-Substâncias químicas
As bebidas alcoólicas, quando chegam ao estômago, provocam uma grande acidez que pode causar refluxo. O contato dos ácidos estomacais com as estruturas superiores do sistema digestivo pode agredir a garganta, causando a sensação temporária de que algo está coçando ou arranhando. O cigarro piora esses sintomas por causa das substâncias contidas na fumaça.

4-Uso constante da voz
Quem trabalha com atendimento ao público ou em qualquer função onde a voz é utilizada com recorrência deve ter um cuidado redobrado.

Juntamente com o uso de substâncias químicas, os incômodos causados pelo cansaço das cordas vocais são conhecidos como fatores irritativos locais, e só podem ser assim considerados caso não sejam acompanhados de sintomas gripais.

Uma rotina de uso exacerbado das cordas vocais, sem cuidados básicos como descanso e hidratação podem causar desconfortos constantes.

Alternativas caseiras
Para os casos em que doenças como tipos de faringite e a Covid-19 foram descartadas e o desconforto for momentâneo, existem dicas caseiras que auxiliam numa espécies de limpeza e cuidado com a região da garganta.

1-Hidratação das vias aéreas
Sempre se atentar para beber água com frequência e manter o local umidificado.

2-Gargarejo com água morna e sal
Uma solução de água com sal possui propriedades que ajudam a atenuar desconfortos pontuais na garganta. Para preparar a solução, deve-se adicionar uma colher de sopa de sal em um copo de água morna e misturar bem até dissolver.

3-Chá de limão com mel e gengibre
Dica de vó. O chá pode ser tomado 2 vezes por dia. Esta mistura rem possui propriedades anti-inflamatórias, além de ser rica em vitamina C, que fortalece as defesas naturais do organismo.

Para fazer o chá, basta acrescentar 1 xícara de água quente, 1 limão fatiado e 1 cm de gengibre, esperando cerca de 15 minutos antes de coar. E por fim, adoçar com mel.



Por: Jornal da Paraíba

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T