ULTIMAS NOTICIAS

Vereador Antônio Dedé deseja a todos de Caldas Brandão um ABENÇOADO 2016 de muita paz e realizações.

Quinta-feira, 31 de Dezembro de 2015.
Antônio Dedé, Vereador de Caldas Brandão/PB
O Vereador Antônio Dedé deseja aos seus eleitores, familiares, amigos e correligionários um feliz ano novo cheio de realizações.

"Desejo-lhe com todo carinho que o seu Réveillon seja de muita Paz, que a Alegria e Esperança se transformem em Amor e aconteça em sua vida não só em 2016, e sim sempre. Que seus sonhos se concretizem do mesmo jeito que você deseja e que tudo isso venha com o amor que Deus lhe dar para que esses sonhos permaneçam pra sempre. Que neste dia 1º de janeiro você possa dar os primeiros passos para realizar seus desejos e atingir as metas propostas para este novo ano que está começando, pois você pode, e mais do que isto, você merece".

São os sinceros votos do AMIGO e Vereador Antônio Dedé a todos de Caldas Brandão/PB.



Blog do radialista Sérgio Thiago

Planta pode combater Aedes aegypti.

Quinta-feira, 31 de Dezembro de 2015.

Foto: Getty Images Diário de Pernambuco


O pesquisador do Núcleo de Bioprospecção e Conservação da Caatinga, rede articulada pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), Alexandre Gomes, afirma que óleos essenciais de Commiphora leptophloeos, nome científico da umburana, ajudaram a combater o mosquito Aedes aegypti. O próximo passo é isolar os compostos presentes no óleo e testá-los separadamente.

“A proposta é desenvolver um biopesticida com compostos de plantas da caatinga que possa contribuir para amenizar um problema tão urgente hoje na sociedade brasileira”, afirmou o pesquisador. Ele ressalta que o uso indiscriminado pode favorecer a resistência dos mosquitos aos inseticidas.

Os estudos também concluíram que a ação de óleos essenciais de Eugenia brejoensis, conhecida com cutia, uma espécie da família Myrtaceae (família da pitanga e goiaba), foi considerada moderada, sendo capaz de exterminar até 50% das larvas dos mosquitos nos testes, com uma dose de 214,7 ppm (parte por milhão). As plantas foram coletadas no Parque Nacional do Catimbau, que fica entre o Agreste e o Sertão de Pernambuco, mas também podem ser encontradas nos estados de Sergipe, no Nordeste, e no Espírito Santo, no Sudeste.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que três bilhões de pessoas estejam vivendo em áreas com risco de infecção das doenças causadas pelo Aedes aegypti em todo o mundo. Todos os anos, cerca de 50 milhões de casos de dengue são registrados no mundo, sendo que 500 mil são considerados graves, e 21 mil resultam em morte.



Foto: Getty Images Diário de Pernambuco

Ladrão devolve dinheiro de vítima que o achou no Facebook.

Quinta-feira, 31 de Dezembro de 2015.
Foto: Reprodução
Uma mulher que vive em Leuth, na Holanda, encontrou o ladrão que roubou sua carteira após procurá-lo no Facebook, e conseguiu convencê-lo a devolver o dinheiro que havia na cateira em parcelas, publicou nesta quarta-feira (30) o jornal AD.

O ladrão roubou da bolsa de Hetty Ermers 350 euros enquanto ela fazia compras de Natal em um supermercado na cidade de Beek, o que foi gravado pelas câmaras de segurança.

Após o incidente e a denúncia à polícia, Ermers decidiu realizar uma campanha no Facebook para encontrar o ladrão, cujo rosto era visível nas gravações de segurança.

Em sua primeira mensagem, a vítima pediu publicamente ao ladrão que devolvesse a bolsa mesmo sem o dinheiro, pois ela continha objetos de valor, mas não recebeu resposta.

Mas Ermers não desistiu e escreveu outra mensagem em que publicou as imagens das câmeras de segurança que mostravam o rosto do ladrão.

O autor do roubo, pressionado por sua família, decidiu procurar Ermers e devolver os 350 euros subtraídos em parcelas mensais de 10 euros.

Ermers disse ao jornal AD que o ladrão tem várias dívidas pendentes e que pegou sua bolsa porque a oportunidade surgiu, não porque havia planejado roubar alguém.

"Não há justificativa para o que fez, mas ele merece uma segunda chance", declarou a vítima.



Terra

Cerca de 90% das prefeituras do Brasil não poderão pagar salário mínimo, diz UBAM.

Quinta-feira, 31 de Dezembro de 2015.
Para a União Brasileira de Municípios, um aumento de despesas de quase 2,7 bilhões, sem nenhuma compensação do governo federal, quebrará finanças e causará demissões nas prefeituras de todo país.
Novo valor do salário mínimo dificulta finanças municipais
O novo salário mínimo de R$ 880 entra em vigor dia 1º de janeiro de 2016, mas o novo valor não deixa gestores municipais de todo o país em uma situação confortável. De acordo com o presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, pelo menos 90% das prefeituras de todo país não terão condições de arcar com a nova despesa, de quase R$ 2,7 bilhões, sem que o governo promova a reforma do pacto federativo e aumente a participação dos municípios na distribuição dos tributos arrecadados.

Segundo ele, o novo mínimo já se constitui em mais um desafio para as administrações públicas municipais, sobretudo em um momento tão delicado que o Brasil atravessa, registrando uma forte retração da economia, causando severa diminuição nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios.

“O governo da União age como se os municípios não tivessem nenhuma importância no contexto federativo republicano, tomando medidas que vêm atingindo as administrações municipais durante esses últimos 20 anos, mantendo as cobranças indevidas e saques do INSS nas contas das prefeituras, aumentando as obrigações sociais com a municipalização e fazendo vista grossa para o caos financeiro que enfrentam menores entes federados”.

Leonardo destacou que esse desafio atinge os municípios já fragilizados e torna difícil para os gestores manterem sequer o custeio da máquina administrativa, pagarem o piso nacional do magistério e, ainda por cima, administrarem o imenso problema da falta de água nos municípios que compõem Semi-Árido, que possui 1.134 municípios.

Conforme o dirigente, o aumento é justo e necessário, mas os municípios não poderão arcar com esses custos sozinhos, tendo o Congresso que achar uma saída para que os gestores não sejam, em sua maioria, condenados por não conseguirem cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, a não ser que demitam injustamente para adequarem receita corrente líquida aos limites da Lei.

Fundo de Compensação Tributária
A UBAM vai apresentar, através da bancada municipalista no Congresso Nacional, proposta de criação do Fundo de Compensação Tributária, que será constituído de todos os outros tributos federais que não compõem o Fundo de Participação dos Municípios, já que o FPM é composto do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados e o Imposta de Renda.

Com a aprovação desse projeto, a UBAM estima o aumento de repasses para as prefeituras em torno de 90% do que recebem atualmente.

“Se conseguirmos aprovar o Fundo de Compensação Tributária, teremos a salvação econômica dos municípios de todo país, tornando real o pacto federativo, com uma mais justa repartição do “bolo tributário”, concluiu Leonardo.



Portal Correio

Caldas Brandão tem um ‘caso suspeito’ de microcefalia: saúde divulga novo boletim epidemiológico sobre a microcefalia na Paraíba.

Quinta-feira, 31 de Dezembro de 2015.
Imagem ilustrativa

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) notificou, até o dia 26 de dezembro, 476 casos suspeitos de microcefalia relacionados ao Zika vírus, distribuídos em 96 municípios paraibanos. Destes, 21 foram confirmados, 30 descartados e 425 continuam em investigação pelas Secretariais Municipais de Saúde, com o apoio da SES-PB e do Ministério da Saúde.

De acordo com o Boletim Epidemiológico Nº 06, o município com maior número de notificações é João Pessoa, com 212 casos notificados. Em seguida vêm os municípios do Conde e Sapé, com 16 notificados, Bayeux com 15, Alhandra com 13, Caaporã com 11 e Cabedelo e Pedras de Fogo com 10 notificações.

Também foram notificados nove casos suspeitos em Pitimbu, oito em Campina Grande, sete em Monteiro e Patos, seis em Santa Rita, Mamanguape e Juru, e cinco em Rio Tinto, seguidos pelos municípios de Gurinhém (4),Itabaiana (4), Juazeirinho (4), Mari (4), São Bento (4), Cacimba de Dentro (3), Cacimbas (3), Guarabira (3), Teixeira (2), Sousa (2), São Mamede (2), Salgado de São Félix (2), Queimadas (2), Piancó (2), Aguiar (2), Alcantil (2), Araruna (2), Capim (2), Catolé do Rocha (2), Itapororoca (2), Manaíra (2), Mataraca (2) e Nova Olinda (2).

Os municípios de Água Branca, Alagoa Nova, Alagoinha, Algodão de Jandaíra, Aparecida, Arara, Areia, Baía da Traição, Bananeiras, Belém, Belém do Brejo do Cruz, Bernadino Batista, Boqueirão, Olivedos, Parari, Passagem, Picuí, Pilar, Pilões, Poço Dantas, Pombal, Riachão do Poço, Santa Luzia, Santa Terezinha, São Domingos do Cariri, São João do Tigre, São José de Espinharas, São José dos Cordeiros, Seridó, Soledade, campo de Santana, Taperoá, Tavares, Zabelê, Igaracy, Brejo do Cruz, Cachoeira dos Índios, Cacimba de Areia, Caldas Brandão, Caturité, Condado, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Desterro, Diamante, Esperança, Imaculada, Juripiranga, Lagoa de Dentro, Livramento, Lucena, Mãe D’Água, Malta, Maturéia, Mogeiro e Mulungu notificaram um caso suspeito em cada.

Durante esse período, cinco casos suspeitos evoluíram para óbito, sendo quatro infantil e um fetal, cujas mães são residentes dos municípios de Piancó (1), Conde (1), e João Pessoa (3). Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES-PB, Renata Nóbrega, após a conclusão da investigação, um óbito infantil foi descartado. “Os achados não eram compatíveis com malformação congênita de origem infecciosa”, explicou. Os demais óbitos estão em investigação.

Renata esclareceu que a microcefalia, independente da causa, já é uma condição confirmada. No entanto, se tratando da vigilância de microcefalias relacionadas ao vírus Zika, todos os casos que, após revisão da aferição das medidas, dos exames ou do critério de enquadramento não estejam contemplados nas definições estabelecidas para relação com infecção pelo Zika vírus, são descartados, de acordo com o Protocolo de Vigilância e Resposta à Ocorrência de Microcefalia Relacionada à Infecção pelo Vírus Zika, da SVS/MS.

“O Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc) é o sistema de informação oficial para registro de todas as anomalias congênitas identificadas no pós-parto. Por conseguinte, todos os casos diagnosticados de microcefalia, relacionados ou não à infecção pelo vírus Zika, deverão ser notificados oficialmente neste sistema, que tem o objetivo de fornecer informações sobre as características dos nascidos vivos”, disse a gerente de Vigilância em Saúde.

Investigação Laboratorial de Casos Suspeitos

De acordo com o boletim, para a triagem infecciosa (sorologias), deve-se coletar amostras de sangue do cordão umbilical (3ml); placenta (3 fragmentos de dimensões de 1cm³ cada); líquido cefalorraquidiano do recém-nascido (1ml) e sangue da mãe (10ml). As amostras de casos suspeitos de microcefalia relacionada com a infecção pelo vírus Zika devem ser encaminhadas conforme o Protocolo de Vigilância e Resposta à Ocorrência de Microcefalia Relacionada à Infecção.

Exames de Imagem

Deve-se escolher a ultrassonografia transfontanela (US-TF) como primeira opção de exame de imagem.

A tomografia de crânio (TCC) sem contraste deve ser indicada para recém-nascidos cujo tamanho da fontanela impossibilite a US-TF e para aqueles em que, após os exames laboratoriais e a US-TF, ainda persista dúvida diagnóstica de microcefalia.

Triagem Neonatal

A Triagem Neonatal (testes do pezinho, orelhinha e olhinho) deve ser realizada, possibilitando a detecção precoce de algumas doenças ou condições nos primeiros dias de vida.Bebês com alteração detectada pelo Teste do Pezinho devem ser encaminhados para um Serviço de Referência em Triagem Neonatal/Acompanhamento e Tratamento de Doenças Congênitas.

A microcefalia está relacionada a alterações do desenvolvimentoneuropsicomotor e do comportamento que podem ser acompanhadas por problemas auditivos e visuais.

Quando se identificar alterações na Triagem Neonatal, deve-se encaminhar o recém-nascidopara um serviço de referência para a confirmação diagnóstica de deficiência auditiva ou visual. O recém-nascido diagnosticado com deficiência auditiva ou visual deve então ser encaminhado para um para serviço de reabilitação auditiva ou visual.

O protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus Zika, da SVS/MS está disponível na íntegra no seguinte endereço eletrônico:

http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2015/dezembro/08/Microcefalia---Protocolo-de-vigil--ncia-e-resposta---vers--o-1---08dez2015-14h30.pdf

Para outros esclarecimentos, deve-se entrar em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), por meio do seguinte endereço eletrônico: cievs.pb@gmail.com ou pelo telefone: 0800-281-0023.



Secom-PB

Sindicato Rural de Caldas Brandão/PB realiza, na zona rural, sua festa de confraternização de fim de ano.

Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2015.
Os associados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caldas Brandão que residem na zona rural de Riachão dos Coelhos ficaram satisfeitos com o momento que aconteceu na última confraternização realizada pela entidade em 2015.

Tratou-se da festinha que aconteceu no domingo (27/12/2015) que houve na residência de Seu Flaviano que também é associado e mora naquela região.

Como tinha acontecido uma semana antes em Caldas Brandão na Sede do Sindicato, o evento teve brindes, comes-e-bebes, discursos de agradecimentos e foi agraciado pelos moradores daquela zona rural.

O presidente Marcelo Aguiar que sempre participa desse evento disse: "Como das outras vezes, sempre venho pra essa 'festinha' desde o início do nosso mandato. Tenho feito o que posso para resolver as necessidades dos associados. Quero agradecer a todos presentes, e dizer que se pudéssemos também faríamos em toda zona rural do município, mas fazemos sempre aqui na residência de Seu Flaviano por que é um ponto de apoio da nossa Sede. Queremos também dizer que nosso Sindicato estará sempre a disposição e desejar ao mesmo tempo um VENTUROSO 2016 de realizações a todos munícipes", disse Marcelo Aguiar.




















































































Blog do radialista Sérgio Thiago
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T