ULTIMAS NOTICIAS

Miss Bumbum Piauí revela que vício em sexo quase matou namorado: ''18 x em 12h''

Sexta-feira, 30 de agosto-(08) de 2024
A modelo Débora Gomes, que representa o Piauí na disputa do Miss Bumbum 2024, revelou que é viciada em sexo

Débora Gomes é representante do Piauí no Miss Bumbum 2024 | Reprodução/Instagram


Débora Gomes, representante do Piauí no Miss Bumbum 2024, revelou que é viciada em sexo e chegou a transar 18 vezes em 12 horas.

‘’Não tinha como fazer tudo com a mesma pessoa, porque o homem precisa de um tempinho. Eu brinquei sozinha na metade das transas, e a outra metade foi com esse namorado. O boy quase morreu, mas deu tudo certo’’, afirmou ao Splash.

Débora Gomes revelou que é viciada em sexo Foto: Reprodução/Instagram


A modelo de 30 anos, que é Musa do Brasileirão, afirmou que o vício já atrapalhou relacionamentos anteriores e alguns parceiros chegaram a ‘’fugir’’ para não praticar o ato.

"Eles inventavam de jogar bola e chegavam às três horas da manhã, por exemplo, ou arrumavam outra forma de fugir. Ao invés de eu ter dor de cabeça, eles é que tinham. Meus ex-namorados reclamavam muito do meu ritmo em conversas com a minha mãe", pontuou.
Representante do Piauí no Miss Bumbum Foto: Reprodução/Instagram 

Gomes acrescentou que tem cinco vibradores dentro do seu carro. Eu fico até com vergonha quando deixo em um lava-jato. Tenho que sair pegando tudo. Às vezes meu pai vai entrar no carro, e eu fico com medo de que ele abra o porta-luvas’’, completou.

Ela diz ganhar aproximadamente R$ 100 mil por mês com a venda de conteúdo adulto. "Por que não aproveitar e ganhar dinheiro, se toda hora eu quero 'brincar' sozinha? Faço no banheiro da academia, por exemplo. Em qualquer lugar, principalmente os que não se pode fazer nada. Locais proibidos me deixam louca", destacou.

Débora disse ter buscado ajuda de especialistas. "Pediram para eu entender que ninguém vai aguentar o meu pique. Eu não posso cobrar muito sexualmente dos parceiros, preciso entender que possuem uma libido comum. É preciso ter um discernimento, uma sabedoria."

Uma especialista aconselhou a influenciadora a pegar os vibradores, deixar dentro da bolsa, no carro e onde mais ela quiser. ‘’Quando quiser brincar, brinca. Fica à vontade, passa o dia inteiro brincando’’, finalizou.
Débora Gomes. Foto: Reprodução/Instagram



Por: André Moura – Meio News.com

Gabriel Araújo conquista primeiro ouro do Brasil na Paralimpíada de Paris 2024

Sexta-feira, 30 de agosto-(08) de 2024
Gabriel tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas, e conheceu a natação por meio de um professor de Educação Física da escola em que estudava.
Gabriel Araújo (Foto: Alexandre Schneider/CPB)

Gabriel Araújo, de 22 anos, conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Nesta quinta-feira (29), Gabrielzinho confirmou o favoritismo e garantiu a medalha nos 100m costas da classe S2 (limitações físico-motoras) da natação, com o tempo de 1min53s67. Na madrugada, o brasileiro teve o melhor tempo das eliminatórias, com 1min59s54.

Vladimir Danilenko, da Rússia, levou a prata com o tempo de 2m01s34. O chileno Alberto Diaz ficou com a medalha de bronze, com 2m01s97.

Está é a quarta medalha de Gabriel Araújo, que participa pela segunda vez dos Jogos Paralímpicos. O atleta é detentor de três medalhas em Tóquio 2020, sendo duas de ouro e uma de prata.

Gabriel tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas, e conheceu a natação por meio de um professor de Educação Física da escola em que estudava.



Por: CNN Brasil

Juíza explica o que pode e o que não pode na propaganda eleitoral de rua

Quinta-feira, 29 de agosto-(08) de 2024
De acordo com a juíza da 76ª Zona Eleitoral, Virgínia Gaudêncio, a Justiça Eleitoral age sob demanda, ou seja, as infrações devem ser denunciadas
(Foto: Portal Correio
A juíza da 76ª Zona Eleitoral, Virgínia Gaudêncio, explicou em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM (Rede Correio Sat), explicou o que atualmente é permitido e proibido nas ações de propaganda eleitoral nas ruas.

Ela explicou alguns pontos como o uso de “paredões” e carros de som, pintura de muros, faixas, adesivos, bandeiras, entre outros itens.

Virgínia também esclareceu que a Justiça Eleitoral age sob demanda, ou seja, pode notificar candidatos de acordo com as denúncias recebidas. De acordo com a juíza, ainda não foram formalizadas denúncias de propaganda irregular na área da 76ª Zona Eleitoral, que atende a João Pessoa.

Veja alguns pontos abordados:

‘Bandeiraços’
São as ações que um grupo de divulgadores usa bandeiras, geralmente em semáforos ou em lugares públicos como praças. De acordo com a juíza, esses ‘bandeirações’ podem ser feitos de 18h às 0h, e não podem ser fixos – ou seja, após o horário permitido as bandeiras devem ser recolhidas.

Carros de som e trios elétricos
Os trios elétricos só podem ser usados em dias de comício, em lugar fixo. Já os carros de som e os ‘mini-trios’ podem ser usados em carreatas e passeatas.

Pintura de muros
Não é mais permitida. A juíza explicou que a parte do muro voltada para a rua é considerada de uso comum. “A legislação fala que, nas casas, aquele mesmo adesivo que é colocado nos carros, podem ser colocados em janelas”, disse. Os adesivos, segundo a legislação eleitoral, devem ter no máximo 0,5 m².

Bandeiras também podem ser usadas, desde que na parte de dentro das residências ou em telhados, por exemplo.

Comitês eleitorais

A mesma regra das casas vale para os comitês eleitorais: a adesivação e colocação de outros materiais de campanha deve ser na parte interna. A exceção é para o Comitê Central, devidamente designado pelo candidato para a Justiça Eleitoral, onde é permitida a colocação de uma placa com propaganda, voltada para a rua, de até 4 m² de área.

Outdoors
Não são mais permitidos. A juíza também explicou que também não é permitido usar vários adesivos juntos para formar um “efeito outdoor”.



Por: Portal Correio

CG: apresentador do Maior São João do Mundo, Odilon Wagner é encontrado morto

Quinta-feira, 29 de agosto-(08) de 2024
Matéria do PBAGORA

O influenciador digital e apresentador das transmissões do Maior São João do Mundo, Odilon Wagner, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (29) em seu apartamento, localizado no Centro de Campina Grande. Segundo informações, amigos próximos o encontraram desmaiado no imóvel e acionaram imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Apesar dos esforços, Odilon não pôde ser reanimado.

As causas da morte ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes. O falecimento de Odilon Wagner, uma figura querida e reconhecida por seu trabalho na divulgação do São João de Campina Grande, gerou grande comoção na cidade e nas redes sociais.

Odilon era natural de Serra Redonda e ganhou notoriedade como influenciador digital, especialmente por sua participação nas transmissões ao vivo de um dos maiores eventos culturais do Brasil.



Por: PBAGORA

Hoje é o último dia para atualização cadastral do Cartão Alimentação em Mari

Quinta-feira, 29 de agosto-(08) de 2024
Matéria do RotaPB

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), está realizando, nesta semana, a atualização cadastral dos beneficiários do Cartão Cidadão residentes nas cidades de Cruz do Espirito Santo e Lucena, no dia 27, e no município de Mari, no período de 27 a 29.

Moradores de Mari, atenção! Hoje, 29 de agosto, é o último dia para realizar a atualização cadastral do Cartão Cidadão. A iniciativa, promovida pelo Governo da Paraíba, visa garantir que os benefícios do programa continuem sendo direcionados às famílias que mais precisam.

Onde e quando atualizar:
Local: Ginásio da Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEEIEF) Augusto do Anjos

Horário: das 9h às 17h

O que é o Cartão Alimentação?
O Cartão Alimentação é um programa socioassistencial que beneficia 52 mil famílias em 141 municípios paraibanos. A cada dia 10 de cada mês, os beneficiários recebem um crédito de R$ 50,00 para a compra de alimentos em estabelecimentos credenciados em todo o estado.

Por que atualizar o cadastro?
A atualização cadastral é fundamental para garantir a continuidade do benefício e assegurar que o programa continue atendendo às famílias que realmente necessitam.

Não perca essa oportunidade!
Atualize seu cadastro e continue recebendo o Cartão Alimentação.

Mais informações:
Telefone: (83) 3133-4051 e (83) 3507-2933

E-mail: atendimento@cartaoalimentacaoparaiba.com.br

Site: www.cartaoalimentacaoparaiba.com.br



Por: RotaPB

Mulheres poderão se alistar no serviço militar aos 18 anos

Quinta-feira, 29 de agosto-(08) de 2024
Decreto foi publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial

Mulheres que queiram se alistar no serviço militar poderão fazê-lo voluntariamente a partir dos 18 anos de idade. Decreto publicado nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial da União autoriza o recrutamento, a partir do próximo ano, quando deverão ser estabelecidos os municípios onde haverá o alistamento feminino pelo plano geral de convocação.

De acordo com as diretrizes estabelecidas, a apresentação voluntária de mulheres poderá ser feita no período de janeiro a junho do ano em que elas alcançam a maioridade. Antes, só podiam ingressar nas Forças Armadas as profissionais admitidas nos cursos de formação de suboficiais e de oficiais.

Com a mudança, após o alistamento voluntário, elas passarão ainda pelas etapas de seleção, que incluem a inspeção de saúde e a incorporação, que começa com um ato oficial e termina com a conclusão de um curso de instrução para o exercício das funções gerais básicas.

A desistência do processo é admitida até o ato de incorporação. Após essa etapa, o serviço militar passa a ser de cumprimento obrigatório e a militar fica sujeita aos deveres e penalidades previstos na legislação, como aplicação de multas e retenção do certificado de serviço militar.

As selecionadas serão incorporadas de acordo com as necessidades das Forças Armadas e o período de serviço militar inicial, com duração de 12 meses, pode ser prorrogado de acordo com critérios definidos pelas Forças Armadas.

Assim como os homens convocados ou voluntários que se alistam, as mulheres não terão estabilidade no serviço militar e passarão a compor a reserva não remunerada das Forças Armadas após serem desligadas do serviço.



Operação cumpre mandados contra organização que atuava no tráfico e lavagem de dinheiro na PB

Quinta-feira, 29 de agosto-(08) de 2024
Matéria do PBAGORA

Na manhã desta quinta-feira (29), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Paraíba (Ficco) deflagrou a Operação ‘Vitor Bravo’ com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que lavava dinheiro em João Pessoa. A ação contou com a participação conjunta da Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Nacional de Políticas Penais.

Ao todo, foram expedidos sete mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão, visando desarticular um grupo criminoso envolvido em tráfico de drogas e comércio ilegal de armas de fogo. A operação foi realizada em diversos bairros da capital paraibana, incluindo Mangabeira, Valentina, Gramame, Paratibe, Jaguaribe e Bessa.

As investigações apontam que a organização criminosa é altamente estruturada e possui uma divisão de tarefas bem definida, atuando em crimes apenados com reclusão. A operação busca não apenas prender os envolvidos, mas também desmantelar a estrutura financeira e logística do grupo, enfraquecendo suas operações e capacidade de atuação na região.



Por: PB Agora

Famup parabeniza gestões vencedoras do Selo Social ‘Prefeitura Parceira das Mulheres’

Quarta-feira, 28 de agosto-(08) de 2024
Matéria da Assessoria de Imprensa do Múltipla Comunicação
A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) parabenizou nesta segunda-feira (26) as 38 prefeituras vencedoras do Selo Social ‘Prefeitura Parceira das Mulheres’ promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana e da Secretaria de Articulação Municipal (Sedam). O prêmio, que está em sua terceira edição, tem como tema “Diversidade Sexual e de Gênero”.

O secretário-executivo da Famup, Pedro Dantas, representando o presidente George Coelho, parabenizou os vencedores e disse que a premiação estimula outros municípios a participar do prêmio, fortalecendo e estabelecendo novas políticas públicas em benefício das mulheres.
“Parabéns a todos os prefeitos e prefeitas que entenderam a necessidade dessas políticas públicas e o tamanho e a importância da mulher na administração pública municipal. Esses gestores perceberam que a participação não pode ficar só na palavra e sim na atitude e criação de novos departamentos que contribuem para o desenvolvimento e segurança das mulheres”, comentou Pedro.

Os municípios vencedores foram: Pombal, São Bento, Alagoinha, Serraria, Sumé, São José do Sabugi, Jericó, Cabedelo, Sossego, Bom Jesus, Cabaceiras, Picuí, Itaporanga, Pedra Lavrada, Alhandra, Mamanguape, Mato Grosso, Umbuzeiro, Dona Inês, Cruz do Espírito Santo, Duas Estradas, Cubatí, Monteiro, Triunfo, Bernardino Batista, São João do Tigre, Bayeux, Cuité, Aroeiras, Borborema, Baraúna, Joca Claudino, Poço Dantas, Catolé do Rocha, Damião, Pocinhos, Aparecida e Frei Martinho.

De acordo com a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, as prefeituras premiadas desenvolveram práticas inovadoras e comprometidas com as mulheres em toda a sua diversidade, considerando recortes étnico-raciais, idade, orientação sexual e identidade de gênero, entre outros.

As ações das gestões municipais contempladas integram o contexto da universalidade das políticas públicas, com foco na diversidade sexual e de gênero para as mulheres, e estão baseadas nos princípios dos direitos humanos. As diretrizes para avaliação foram: Saúde Integral das Mulheres em seus Direitos Sexuais e Reprodutivos; Fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão; Empreendedorismo, autonomia econômica e desenvolvimento sustentável com igualdade social; Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; e Promoção e apoio à arte e cultura produzida e desenvolvida por mulheres.






Por: Assessoria de Imprensa do Múltipla Comunicação

Internauta pede Zoom: Paula Fernandes exibe corpo em praia e internautas fazem comentários elogiosos

Terça-feira, 27 de agosto-(08) de 2024
Internauta pergunta'quem deu zoom?'
Todos tem reprodução do Instagram

Paula Fernandes deixou alguns internautas de "queixo caído" com as fotos publicadas pelo Site Purepeople.

De início, a cantora usa um look esportivo de cor branca e óculos esportivo.

As fotos mostram a cantora próximo ao mar e também de uma montanha.

Em seguida, aniversariante que hoje (28-08) completa 40 anos mostra seu biquíni branco com uma saída de praia com estampa de oncinha.

Dos diversos cometários, um internauta perguntou se alguém "deu um Zoom".

Todos as fotos tem reprodução do Instagram






PORTAL CONTINENTAL com Purepeople

Não resistiu: Prefeito de João Dias morre no Hospital de Catolé do Rocha após atentado no interior do RN; pai também morreu

Terça-feira, 27 de agosto-(08) de 2024
Caso aconteceu nesta terça-feira (27) na cidade do Oeste potiguar. Marcelo Oliveira chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Prefeito de João Dias e pai são assassinados em atentado; Sesed mobiliza forças policiais - Foto: Reprodução
O prefeito da cidade de João Dias (União Brasil) foi assassinado a tiros na manhã desta terça-feira (27), no município da região Oeste do Rio Grande do Norte.

Francisco Damião de Oliveira, mais conhecido como Marcelo Oliveira, chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde de Catolé do Rocha, na Paraíba, mas teve a morte confirmada pela Polícia Civil por volta das 13h.

O pai do prefeito, que estava com ele no momento do crime, também foi baleado e morreu. Ele foi identificado pela Secretaria de Segurança Pública como Sandi Alves de Oliveira.

Segundo a Polícia Civil, a equipe da Delegacia de Alexandria foi enviada para o local do crime, em João Dias, para dar início às investigações. A polícia ainda não informou como o duplo assassinato aconteceu.

Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que mobilizou equipes da Polícia Militar e Polícia Civil com o objetivo de identificar, localizar e prender os criminosos envolvidos no atentado.

Segundo a Sesed, a motivação do crime também está sendo investigada.

Marcelo Oliveira tinha 38 anos, era o atual prefeito de João Dias e tentava a reeleição ao cargo nas eleições de 2024 pelo partido União Brasil.

Eleito pela primeira vez em 2020, ele renunciou após seis meses de mandato, mas voltou à Prefeitura em outubro de 2022, após alegar na Justiça que tinha sido coagido a abrir mão do cargo, sob ameaças da família da sua então vice-prefeita, Damária Jácome.

Damária também concorre ao cargo de prefeita de João Dias em 2024 pelo Republicanos. Ela é filha de Laete Jácome, atual presidente da Câmara Municipal de João Dias.

João Dias é o terceiro menor município do Rio Grande do Norte, com pouco mais de 2 mil habitantes, segundo o IBGE. Ainda de acordo com o instituto, o município contava com apenas 294 pessoas ocupadas em 2022, com rendimento médio de 1,5 salário mínimo.



Por: g1 RN

PM apreende cerca de 30 quilos de drogas em casa abandonada em Mangabeira

Terça-feira, 27 de agosto-(08) de 2024
Matéria do PBAGORA

A Polícia Militar apreendeu cerca de 30 quilos de drogas, na noite de ontem (26), em João Pessoa. A ação ocorreu no bairro de Mangabeira 8 resultando ainda em armas de fogo e munições apreendidas (foto acima).

Segundo a assessoria da Força Tática do 5º Batalhão, o material estava em uma casa abandonada, que foi cercada pelos policiais. A ação foi coordenada pelo próprio comandante-geral da PM, o coronel Sérgio Fonseca. Diversos tabletes de substância análoga a maconha, cocaína e crack foram apreendidos, além de várias porções prontas para o tráfico.

“Também apreendemos um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 12 e encontramos uma motocicleta que havia sido roubada há cerca de três meses em João Pessoa. A ação da PM resultou em um grande prejuízo para o crime organizado”, disse Sérgio.

Os acusados responsáveis pelas drogas não foram encontrados, mas seguem sendo procurados. O material foi encaminhado no fim da noite para a delegacia para a pesagem oficial e devida investigação.



Por: PB Agora

Mari inicia hoje (27), atualização do Cartão Cidadão; confira locais e horários

Terça-feira, 27 de agosto-(08) de 2024
Beneficiários de Cruz do Espírito Santo e Lucena também devem atualizar seus cadastros nesta semana

Moradores de Mari, Cruz do Espírito Santo e Lucena terão a oportunidade de atualizar seus cadastros do Cartão Cidadão nos próximos dias. A iniciativa, promovida pelo Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), visa garantir que os benefícios do programa continuem sendo direcionados às famílias que mais precisam.

Em Mari, a atualização ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de agosto, das 9h às 17h, no Ginásio da Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEEIEF) Augusto do Anjos. Já em Cruz do Espírito Santo e Lucena, o recadastramento será realizado no dia 27 de agosto, no mesmo horário, respectivamente na Escola Cidadã Integral Técnica (Ecit) Fernando Milanez e na Escola Cidadã Integral Técnica (Ecit) Isaura Falcão de Carvalho.

O que é o Cartão Cidadão?
O Cartão Alimentação é um programa socioassistencial que beneficia 52 mil famílias em 141 municípios paraibanos. A cada dia 10 de cada mês, os beneficiários recebem um crédito de R$ 50,00 para a compra de alimentos em estabelecimentos credenciados em todo o estado.

É importante ressaltar que:
-O valor creditado não é cumulativo e deve ser utilizado até o final do mês.
-A atualização cadastral é fundamental para garantir a continuidade do benefício.

Para mais informações:
Telefone: (83) 3133-4051 e (83) 3507-2933
E-mail: atendimento@cartaoalimentacaoparaiba.com.br
Site: www.cartaoalimentacaoparaiba.com



Por: RotaPB

Criação do 13º do Bolsa Família pode ser votada nesta terça em comissão do Senado

Terça-feira, 27 de agosto-(08) de 2024
Relatório da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) recomenda a aprovação do projeto; impacto deve ser de R$ 14 bilhões por ano
Comissão decide sobre 13º do Bolsa Família (Foto: Lyon Santos/MDS)
A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado deve votar nesta terça-feira (27) o projeto de lei que propõe o pagamento de uma 13ª parcela do Bolsa Família. Atualmente, o programa atende 20,8 milhões de famílias, com um valor médio de R$ 682,56, segundo dados de julho divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. As informações são do R7, parceiro nacional do Portal Correio.

O projeto prevê que, caso não haja previsão orçamentária, o pagamento do benefício será viabilizado por meio da aprovação de crédito suplementar. A medida tem um impacto financeiro anual estimado em R$ 14,1 bilhões.

O relatório da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) recomenda a aprovação do projeto. A senadora fez ajustes ao texto para especificar que o pagamento do abono natalino ocorrerá no último mês do ano.

“Os programas de transferência de renda condicionada visam encorajar a acumulação de capital humano e quebrar o ciclo de reprodução intergeracional da pobreza. Num contexto como o brasileiro, de níveis elevados de pobreza e desigualdade, os programas se mostram extremamente necessários e relevantes”, argumenta a parlamentar.

Autistas
A pauta da CAE também inclui um projeto de lei que permite a dedução integral do Imposto de Renda de despesas com a educação de pessoas com TEA (transtorno do espectro autista), classificando esses gastos como despesas médicas.

De autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), o projeto recebeu parecer favorável do relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM).

Segundo o texto, os gastos com a educação de pessoas autistas, que atualmente são considerados despesas educacionais e limitados a uma dedução anual de R$ 3.561,50, passariam a ser integralmente dedutíveis como despesas médicas.



Por: Hellen Leite, do R7, em Brasília

Vigilante morre ao colidir moto contra cavalo solto na pista no Sertão da PB

Terça-feira, 27 de agosto-(08) de 2024
Matéria do Portal T5

Um acidente na rodovia BR-405, entre São João do Rio do Peixe e Marizópolis, na noite desta segunda-feira (26), resultou na morte de um jovem identificado como Alisson. Ele pilotava sua moto Honda preta quando colidiu com um cavalo que cruzava a rodovia.

O impacto da colisão foi fatal, e Alisson, que trabalhava como vigilante e era morador do município paraibano de São João do Rio do Peixe, não resistiu aos ferimentos, morrendo ainda no local do acidente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas ao chegar só pôde constatar o óbito.

A polícia esteve presente para controlar a situação e aguardar a chegada da perícia, que realizou os procedimentos necessários antes da remoção do corpo ao NUMOL de Cajazeiras para o exames.



Por: T5

Paraibanos terão redução na tarifa de energia elétrica

Terça-feira, 27 de agosto-(08) de 2024
Matéria do Paraíba online com Ascom

Foto: Ascom/Energisa

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou nesta terça-feira (27) o reajuste tarifário anual para Paraíba. O efeito médio a ser percebido na conta dos clientes será negativo (redução) de -1,35%, e, com isso, os paraibanos passam a ter a menor tarifa de energia elétrica do país. Os novos valores entram em vigor no dia 28 de agosto.

O cálculo do reajuste segue regras estabelecidas em contratos de concessão. De acordo com a Aneel, a parcela que mais impactou para a redução refere-se aos componentes financeiros (-9,33%) em função, principalmente, da devolução de créditos de PIS/Cofins aos consumidores. Além disso, a eficiência da Energisa Paraíba em suas operações, que é considerada na composição, também contribui para um reajuste bem inferior aos índices de inflação que foram em média de 4%.

O Grupo A, que compreende os consumidores da média e alta tensão (indústrias), perceberá um aumento médio de 3,22%, enquanto os consumidores conectados na Baixa Tensão (BT) – residenciais e comércios em geral – terão uma redução de -2,39%, em média. Já para clientes residenciais (B1) a redução será de -2,44%. Atualmente, a Energisa Paraíba atende a aproximadamente 1,8 milhão de clientes no Estado
Fonte: Energisa Paraíba

O diretor-presidente da companhia, Márcio Mario Zidan, destaca que “nos últimos anos, a Paraíba tem tido uma das menores tarifas de energia elétrica do país e a menor do Nordeste. Associada a isso a prestação do serviço vem sendo reconhecida pelo cliente como a melhor do Brasil, conforme último Prêmio Aneel, realizado pelo órgão regulador com consumidores de todas as regiões do Brasil. Esse equilíbrio é um diferencial do nosso estado e contribui para o desenvolvimento da Paraíba, uma vez que oferece mais confiabilidade, atrai investimentos e gera oportunidades. Este ano, realizamos um investimento recorde para dar ainda mais robustez ao sistema elétrico paraibano, são cerca de R$ 500 milhões aplicados na ampliação, modernização e automação da rede e na melhoria do serviço prestado”, reforçou Zidan.



Por: Paraíbaonline com Ascom

Riachão do Poço receberá visita do Presidente Lula para inauguração do Canal Acauã-Araçagi

Terça-feira, 27 de agosto-(08) de 2024
Matéria do Portal RotaPB
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Riachão do Poço na próxima sexta-feira, 30 de agosto, para participar da inauguração do canal Acauã-Araçagi. A confirmação foi divulgada pelo Palácio do Planalto na agenda oficial para esta semana.

Este evento marca a segunda visita de Lula ao estado da Paraíba desde que iniciou seu terceiro mandato. No ano passado, o presidente esteve em Santa Luzia ao lado do governador João Azevêdo (PSB).

Vale lembrar que, em janeiro deste ano, uma visita de Lula estava programada para a entrega de apartamentos em Patos, no Sertão paraibano, mas foi cancelada. Agora, a agenda em Riachão do Poço promete ser um marco significativo para a região com a inauguração do importante canal Acauã-Araçagi.



Por: RotaPB

Homem é morto a tiros na frente do filho de 4 anos, no Agreste da Paraíba

Sexta-feira, 23 de agosto-(08) de 2024
Criança estava na garupa da moto pilotada pelo pai quando dois homens desceram de um carro já atirando
Foto: Reprodução
Um homem de 49 anos foi morto a tiros na frente do filho de 4 anos na tarde desta quinta-feira (22), em Santa Cecília, no Agreste da Paraíba.

Josemar Félix estava saindo de casa em um moto com o filho na garupa quando foi surpreendido por um carro preto. Dois homens saíram do veículo já atirando e a criança presenciou tudo. Câmeras de segurança flagraram a ação.

Segundo a Polícia Civil, a vítima trabalhava como vigilante em cidades de Pernambuco e é investigado por um homicídio cometido ano passado, na cidade de Queimadas. Ele também é investigado por outros crimes na região.

Os suspeitos fugiram logo após do crime e até a última atualização desta matéria, ainda não tinham sido localizados.

O crime é investigado pela 11ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, em Queimadas.

Denúncias também podem ser feitas pelo site 197.pc.pb.gov.br. O número telefônico 197 também recebe denúncias da população.



Por: G1

Congresso promulga proposta que pode perdoar até R$ 23 bilhões em multas de partidos

Sexta-feira, 23 de agosto-(08) de 2024
PEC também amplia a imunidade tributária dos partidos, isentando-os de impostos relacionados a sanções de natureza tributária
Foto: Jonas Pereira
O Congresso Nacional promulgou nesta quinta-feira (22) a PEC (proposta de emenda à Constituição) que concede anistia a partidos políticos por multas relacionadas ao não cumprimento de repasses mínimos para candidaturas de pessoas negras. O perdão pode chegar a R$ 23 bilhões, considerando apenas as contas pendentes de análise da Justiça Eleitoral. A promulgação foi feita pelo deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), 1º vice-presidente do Congresso Nacional. As informações são do R7, parceiro nacional do Portal Correio.

“A democracia partidária, esse modelo, importa ressaltar, pressupõe a existência de partidos políticos fortes e comprometidos com a representação popular. É fundamental, por tanto, que os partidos sejam hígidos e atuem em um ambiente de segurança jurídica”, comentou Marcos Pereira.

A PEC também institui um programa de refinanciamento de dívidas partidárias e permite a utilização de recursos do fundo partidário para o pagamento de multas eleitorais. Além disso, a emenda estende o perdão de multas aplicadas em processos de prestação de contas eleitorais.

Outra mudança importante incluída na PEC é a obrigatoriedade de que 30% dos recursos do fundo eleitoral sejam destinados ao financiamento de campanhas de candidatos negros, uma regra que passará a valer a partir deste ano. Até a promulgação do texto, repasses feitos sem atender às regras previstas não resultarão em punições para os partidos.

No Senado, os dois turnos foram votados na última quinta-feira (15). No primeiro turno, o resultado foi 51 votos a favor e 15 contra. No segundo turno, a proposta foi aprovada por 54 votos a 16.

Já na Câmara dos Deputados, o texto foi aprovado com 344 votos favoráveis e 89 contrários no primeiro turno, e 338 votos a favor e 83 contrários no segundo turno.

O perdão pode chegar a R$ 23 bilhões, considerando apenas as contas pendentes de análise da Justiça Eleitoral. A proposta estabelece um programa de refinanciamento de dívidas eleitorais e autoriza o uso do Fundo Partidário para quitar multas eleitorais.

Os dirigentes partidários argumentam que a definição das regras de cotas raciais deveria ser responsabilidade do Legislativo, e não do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que impôs a norma pouco antes das eleições de 2022, sem dar tempo suficiente para ajustes por parte dos partidos.

Esse perdão pode proporcionar um alívio financeiro significativo para os partidos, permitindo o refinanciamento das dívidas em até 180 meses.

A PEC estabelece que, a partir das eleições deste ano, os partidos políticos deverão alocar 30% dos recursos de campanha para candidaturas de pessoas pretas e pardas, em “circunscrições que melhor atendam aos interesses e estratégias partidárias”.

Além disso, a PEC amplia a imunidade tributária dos partidos, isentando-os de impostos relacionados a sanções de natureza tributária. No entanto, essa imunidade não se aplica a dívidas previdenciárias. Isso significa que os partidos estarão isentos de devolver valores determinados em processos de prestação de contas eleitorais ou anuais e não precisarão pagar juros, multas ou condenações impostas por órgãos públicos em processos administrativos ou judiciais.

A isenção resultará no cancelamento das sanções e na extinção de processos relacionados a dívidas ou inadimplências.

Especialista fala sobre a PEC
Ilmar Muniz, advogado e professor universitário de direito constitucional e penal, destaca que a proposta pode ter implicações substanciais para a governabilidade futura e para a aplicação das regras eleitorais. “A PEC da Anistia demonstra a fragilidade do sistema eleitoral ao permitir a isenção de penalidades para partidos que não cumpriram as regras estabelecidas. Isso pode enfraquecer a confiança pública na integridade do sistema eleitoral e afetar a eficácia das futuras eleições,” explica Muniz.

Ele observa que a PEC poderá levar a uma reestruturação significativa nas estratégias políticas, uma vez que passaria a ser obrigatório destinar 30% dos recursos eleitorais para campanhas de candidatos negros. “Essa mudança nas regras pode alterar profundamente as estratégias das campanhas eleitorais e influenciar como os partidos se preparam para as próximas eleições,” afirma Muniz.

Além disso, Muniz ressalta que a PEC da Anistia não tem precedentes no contexto eleitoral brasileiro. Ele adverte que a isenção de multas e a possibilidade de refinanciamento das dívidas podem demonstrar uma fragilidade na aplicação das regras de cotas e nas punições para o não cumprimento dessas normas.

“A ausência de penalidades para partidos que não cumpriram as cotas pode enfraquecer a eficácia das regras e a promoção da diversidade política. É crucial entender os impactos de uma anistia tão abrangente para garantir que o sistema eleitoral mantenha sua credibilidade e eficácia”, explica.



Por: R7
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T