ULTIMAS NOTICIAS

UBS do Assentamento Tiradentes realiza palestra, exames e consultas com Urologista na abertura do Novembro Azul em Mari

Segunda-feira, 08 de novembro de  2021
Matéria da Assessoria de Comunicação – Secretaria Municipal de Saúde de Mari
Nesta quinta (4) a secretaria de saúde de Mari promoveu na zona rural, na UBS do Assentamento Tiradentes, evento alusivo ao Novembro Azul com diversas ações de saúde.
A enfermeira Givaneide Alves proferiu palestra destacando a campanha que tem por objetivo a realização de ações preventivas e reforçou informações  sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Foram realizados exames laboratoriais com Renato Sobral e Gilmar Monteiro com apoio da Dra Fernanda Brito na realização de atendimento médico para avaliação de exames de sangue com encaminhamento dos pacientes para consulta no local com o urologista Dr Rafael de Arruda.

Em onze pacientes que corresponde a 20% dos exames de PSA realizados, foi constatado alteração, e o pronto atendimento com o médico urologista foi fundamental para que esses pacientes e outros que já haviam realizados exames complementares recebessem todas as orientações para tratamento e até mesmo a realização de novos exames.

A ação contou com o apoio do profissional de saúde Flávio Melo que procedeu a realização de 35 exames de Eletrocardiograma.

Em depoimentos, vários homens presentes ressaltaram a importância dessas ações nas unidades de saúde da zona rural, facilitando o acesso à saúde pública  para os moradores do campo. O evento contou com sorteio de brindes e foi servido um delicioso lanche.

Exames realizados:
-35 consultas Urologista
-49 exames de PSA
-49 exames de Colesterol
-49 exames de Triglicérídes
-37 exames Eletrocardiograma.

O movimento Novembro Azul também tem o propósito de quebrar  tabus e combater preconceitos, principalmente sobre a realização do exame de toque retal, meio comum junto com o PSA para identificação do câncer de próstata. É recomendado aos homens, que a partir dos 50 anos façam o exame anualmente, entretanto, grupos de risco devem começar a realizar o exame aos 45 anos.











Por: Assessoria de Comunicação – Secretaria Municipal de Saúde de Mari

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T